A arte de Ouvir e Viver!

Em maio de 2005, nosso filósofo contemporâneo e também escritor Rubem Alves, publicou em sua coluna "Conversa com o sábio", da revista Bons Fluidos, belas palavras sobre a arte de ouvir, ou seja, a arte de viver juntos! Sabemos que esta é árdua tarefa para nós seres humanos, mas certamente inevitável para a construção de nossa aprendizagem pela vida. E nada melhor do que aprendermos a ouvir nosso próximo com respeito e cautela! E claro, acrescento aqui um pouco de meu pensamento, desde que seja um diálogo de respeito. Rubem Alves, nos deixou saudades quando partiu deste mundo em 2014, mas seus pensamentos ditados por anjos, ficarão eternizados em muitos registros publicados por crônicas, ensaios e contos. Que estas palavras de sabedoria possam inspirar muitos momentos criativos assim como me inspira agora!



A arte de ouvir

De todos os sentidos, o mais importante para a aprendizagem do amor, do viver juntos e da cidadania é a audição. Disse o escritor sagrado: "No princípio era o Verbo." Eu acrescento: "Antes do Verbo, era o silêncio." É do silêncio que nasce o ouvir. Só posso ouvir a palavra se meus ruídos interiores forem silenciados. Só posso ouvir a verdade do outro se eu parar de tagarelar. Quem fala muito não ouve. Sabem disso os poetas, esses seres de fala mínima. Eles falam, sim. Para ouvir as vozes do silêncio.

Rubem Alves.


Miguel Azul, por Fabiana Ballesteros
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas