Sonhos e devaneios da Moda

Já é tarde, e para falar sobre a Moda, há esta hora, somente entre “Sonhos e devaneios”! Esta semana que passou foi bem agitada em minha vida, e acredito que também na vida de muitas outras pessoas que conheço e desconheço. Trabalhos finais, bancas de TCC, muitas notas pra passar, sem contar com as paradinhas para ver a final das Copas das Confederações, com direito a notícias das manifestações do povo brasileiro, nos intervalos! E por falar em “sonhos e devaneios”, preciso explicar que este é o titulo que identifica o evento do desfile de moda, de encerramento de semestre, da faculdade CES, que acontece duas vezes por ano na cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira. Se estamos pensando Moda, precisamos conectar com as criações dos novos designers, apresentadas nas passarelas do VIII desfile de Conclusão de Semestre  e IV desfile de Conclusão de Curso Superior de Tecnologia em design de Moda CES/JF.
Minhas análises irão começar de traz para frente, ou seja, do último post para o primeiro, da semana que passou. Peço desculpas por não conseguir fazê-la neste final de semana, como o prometido, por conta de tantos afazeres que envolvem um professor universitário! Pelo seguir das horas, informo que irei fazer uma análise tripartida, e que certamente terminará por volta de quinta-feira. Então vamos lá, a primeira parte da análise:
Toda a vez que iniciamos uma leitura, seja ela qual for, precisamos iniciá-la, identificando-a pelo titulo em que se destina. E isso amigos, aprendi em meus estudos em Literatura brasileira. Sonhos, segundo o dicionário da língua portuguesa quer dizer: atividade mental não dirigida, que se manifesta durante o sono [...], e da qual, ao acordar, se pode conservar certa lembrança; Conjunto de ideias e de imagens que perpassam o espirito durante o sono; projeto cuja execução parece difícil ou impossível, utopia, ilusão, coisa muito bela; visão; aquilo que é produto de imaginação, fantasia, devaneio. E ai está a outra parte do tema, devaneio! O quer dizer? Ato ou efeito de devanear; desvario; delírio; fantasia; sonho. Ops! Olha ele ai de novo! Então posso imaginar que, sonho é o mesmo que devaneio, assim como devaneio se interpreta e acontece como um sonho. Será?
E foi entre sonhos e devaneios, cores, a irreverência do designer Moschino, junto a pinceladas de Munch, em O grito, assim como a interseção da Contracultura da década de 60, aliada ao universo do grafite, que foram desenvolvidas e apresentadas duas coleções completamente diferentes e de igual poder criativo, pelos alunos da instituição onde também leciono. As imagens que seguem, são exclusivas dos bastidores, pois neste caso, nunca consigo ver o desfile pela plateia, e sendo assim, registro de bem perto, os devaneios dos sonhos realizados destes queridos alunos. O terceiro desfile, espaço reservado aos projetos de TCC, é definido por temas que variam do Casino da Urca ao teatro de Kabuki! E o delírio não acaba por ai! Nós, os designers de Moda, buscamos longe informações para podermos criar o diferente. Mas, este assunto esta só começando...

 
Imagem: modelos Élysée_ coleção 3 Período de Moda CES
Fonte: Arquivo pessoal

Comentários

Postagens mais visitadas